-   -  Monday 03rd of August 2020 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 32 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Home Convidados Agarrando oportunidades neste Tisha B'Av - 29 de Julho, 2020 - Erev Tisha B`Av, 5780
Adicione no Facebook Adicione no MySpace Siganos no Twitter Veja os videos no Youtube
Agarrando oportunidades neste Tisha B'Av - 29 de Julho, 2020 - Erev Tisha B`Av, 5780 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Qui, 30 de Julho de 2020 14:26
AddThis Social Bookmark Button
Agarrando oportunidades neste Tisha B'Av
O Reshit Chochmah no Shaar Anava (Cáp. 3), lista várias Brachot que são dadas a pessoa que é um "Vatran" – alguém que cede em prol dos outros. Se estamos envolvidos em alguma disputa sendo entre marido e mulher, vizinhos ou amigos, mesmo quando sabemos que temos razão, devemos aproveitar esta oprtunidade de deixar o outro lado feliz. Assim adquirimos essa maravilhosa Midah no nosso interior .


O Sefer Emunah Shelemah traz uma história sobre uma família em Israel. A filha chegou em casa um dia e disse à mãe que o mercado local tinha fechado. Isso significava que a partir de agora, eles teriam que dirigir mais de 15 minutos para chegar ao supermercado mais próximo. Eles já estavam pensando em abrir um mercado naquela área por um tempo, mas nunca quiseram criar concorrência com o mercado existente no local. Agora a oportunidade de abrir sua própria loja chegou. Então eles começaram a procurar por um lugar, mas as lojas que eles acharam eram pequenas ou caras demais.
Finalmente, encontraram um apartamento grande, piso térreo, no mesmo edifício onde moravam, com preço acessível, tamanho certo e localização perfeita. Eles só precisavam investir na renovaçao do apartamento para que parecesse mais uma loja. Três semanas seriam necessarias para renovar a loja. E então, eles pretendiam abri-la dois dias depois de Tisha B'av.
No dia anterior à Rosh Chodesh Av, a filha chegou em casa dizendo: "A porta da loja está aberta e há um homem andando nela. Não sei como ele entrou". Os pais rapidamente desceram para ver o que estava acontecendo e perguntaram a esse homem como poderiam ajudá-lo. Ele respondeu, enquanto apontava a mercadoria que estava presente no local: "O que todas essas coisas estão fazendo aqui? Eu aluguei este apartamento para um ano e já paguei a totalidade. Todo isso tem que ser removido daqui imediatamente".
Seus rostos ficaram brancos quando ouviram isso. Ele tinha a chave do apartamento e disse que o alugou do mesmo proprietário que eles. Aconteceu que o proprietário acidentalmente alugou o mesmo apartamento para duas pessoas e como o contrato deste outro homem precedeu o deles, eles teriam que sair. Quando o proprietário percebeu o que havia feito, se desculpou profusamente a família, mas a família se encontrava com um grande problema; Eles investiram todo o seu dinheiro na reforma e compra de suprimentos e exigiram que o proprietário pagasse por isso. Ele disse a eles: "Eu gostaria de poder pagar a vocês, mas eu simplesmente não tenho as condiçoes. Por favor, me perdoe." A mulher disse ao marido: "Vamos levar-lo ao Bet Din. Nao vamos deixar ele sair facilmente dessa . Não importa quanto tempo levar; ele vai nos pagar tudo que nos deve, até o último centavo."
O proprietaio implorou: "Por favor, não me levem ao Bet Din; foi simplesmente um erro. Eu realmente não posso pagar’’. Mas eles não cederam. O processo judicial começou por um dia, e depois entrou Tisha B'av. Na tarde de Tisha B'av, a mulher estava descansando em seu quarto e dois de seus filhos estavam brigando, causando grande barulho no corredor. Ela saiu do quarto com raiva e disse: "Hoje é Tisha B'av. Por que um de vocês não cede e ajuda a trazer de volta o Beit HaMikdash?" Ela então, voltou ao seu quarto e começou a pensar: Como eu posso esperar isso de meus filhos quando eu fiz o mesmo? Por que não aceito meus próprios conselhos e também ajudo a trazer de volta o Beit HaMikdash? Ela decidiu que iria ceder ao proprietario.
Eles acabaram alugando um local diferente, que já haviam visto antes, mas acharam não adequado por pensarem que era pequeno demais. Em pouco tempo, sua loja estava extremamente movimentada. Eles estavam tão bem que, em menos de um ano, expandiram sua loja. Agora, Baruch Hashem, a loja está cada vez crescendo mais e mais. A mulher disse: "A Beracha que estamos tendo é inacreditável. Quem sabe se é tudo pelo mérito que superamos e cedemos?" Ser Mevater - Abir mão traz Bracha.
O Sefer Yad B'Torah contou a história de dois homens de Kiryat Herzog. Cada um deles tinha muitas filhas e nenhum filho, e disseram a eles que conseguir a Aliyah em Shemini Atzeret chamada "Kol haNearim"- todas as crianças juntas, é uma Segulah para ter um bebê menino. Um dos homens era mais rico que o outro e, quando chegou a hora de concorrer a essa Alyá, o rico conseguiu-a . Ele viu quão chateado seu amigo parecia, então logo antes da Aliyah, ele foi até ele e disse: "Estou dando isso a você como um presente. Você fique com a Aliyah. Espero que você tenha um menino este ano!". Faz alguns anos desde esse episódio. O homem que desistiu da Aliyah teve dois meninos desde então, enquanto o que realmente conseguiu ainda não teve um. Ceder é muito poderoso. Sempre que tivermos a oportunidade de fazê-lo, devemos agarrá-lo.
-- Rav David Ashear
Nota do Editor: Que possamos assim reconstruir o Beit HaMikdash através das oportunidades que surgem no nosso dia a dia de eliminar Sinat Chinam - o ódio gratuito
LAST_UPDATED2
 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais