-   -  Friday 22nd of March 2019 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 23 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Home BRashert Os 3 passos de um casamento judaico.
Adicione no Facebook Adicione no MySpace Siganos no Twitter Veja os videos no Youtube
Os 3 passos de um casamento judaico. PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Dom, 04 de Janeiro de 2009 20:07
AddThis Social Bookmark Button

Quais as etapas de um casamento conforme com a tradição judaica?

Chupá - Kidushin - Sheva Brachót

1. A CHUPÁ (Pálio nupcial)

A chupá é uma peça de tecido, de um modo geral decorada e sustentada por quatro pessoas ou presas a quatro estandartes, simbolizando assim o primeiro teto, a casa simbólica do casal. Era costume na Europa que o noivo vestisse uma túnica branca chamada Kitel, para indicar que para o noivo e a noiva uma nova etapa estará começando, clara e límpida como a cor branca, simbolizando uma vida diferente da anterior, sem os pecados do passado. Uma pagina nova se abre para os noivos, assim na Terra como no Céu.

Quando chega à Chupá, de acordo com alguns costumes a noiva circunda o noivo sete vezes, acompanhada de sua mãe e futura sogra. Isto simboliza a idéia da mulher ser uma luz protetora e envolvente do lar, iluminando com sua compreensão e amor, protegendo seu lar por dentro e por fora. O número sete é um paralelo aos Sete Dias da Criação - o casal está prestes a criar um novo mundo, literalmente, juntos.

Sob a Chupá, um rabino convidado especialmente para o evento recita a benção sobre o vinho e uma benção de louvor e gratidão a D-us por ter-nos dado Leis de santidade e moralidade com o fim de salvaguardar a santidade da vida familiar. Noivo e noiva bebem o vinho. [Um bom Bordeaux, Merlot, etc].

2. KIDUSHIN (Sacramentaçao do casamento)

O noivo toma uma anel liso de ouro e o coloca no dedo indicador da noiva, recitando na presença de duas testemunhas: "Por meio deste anel, você está a mim santificada, conforme a Lei de Moisés e Israel". O anel simboliza a proteção,  envolvimento e provisão incondicionais do noivo para com a noiva. O documento matrinomial ou Ketubá é lido a partir daí.

3. SHÉVA BRACHÓT (Sete Preces)

Sete Preces são recitadas sobre uma taça de vinho cheia até a borda. Estas bençãos expressam a esperança de que o novo casal rejubilar-se-çao juntos eternamente, assim como o primeiro casal na face da Terra - Adão e Eva.

Neste ponto o casal prova novamente da taça de vinho e o noivo quebra um copo de vidro pisando nele com força. Quebrar o copo lembra a destruição do Templo Sagrado de Jerusalém. Este costume simboliza a idéia de termos Israel e Jerusalém diante dos nossos olhos em todos os momentos: de tristeza e alegria!

A cerimônia religiosa é concluída com um sonoro Mazel Tov por parte dos convivas!

 

 

 

LAST_UPDATED2
 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais