-   -  Friday 21st of July 2017 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 54 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Home Quem cura, HaShem, o remédio ou o médico?
Adicione no Facebook Adicione no MySpace Siganos no Twitter Veja os videos no Youtube
Quem cura: Hashem, o remédio ou o médico? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Pessach (Paulinho) Rosenbaum   
Dom, 25 de Abril de 2010 17:49
AddThis Social Bookmark Button
Diz a Torá:
"Ani Hashem rofêcha" Parashá Beshalách, Shemót 15:26]: "Sou Eu, Hashem, quem te traz cura [se você ouvir e Minha Voz e fizer o que é reto aos Meus olhos]".
Mas a Torá diz em outro lugar:
"Rapô yerapê" [Parashá Mishpatim, Shemót 21:19]. Em tradução livre: "A curá será feita".
Segundo Rashi* isto diz repeito a uma pessoa que feriu outra. Neste caso o tratamento médico completo corre por conta do agressor. Com base nestas palavras nossos sábios concluem que D-us deu permissão aos médicos para curar. Pode parecer óbvio, mas as pessoas poderiam pensar que as doenças ocorrem por culpa dos pecados do individuo e não procurar ajuda médica.
Contudo, a Torá mostra em outra oportunidade, o poder da cura associado a uma serpente de cobre colocada numa haste por Moisés, por ordem de D-us, para que todo a quele que mordido por uma cobra olhasse para a cobra de bronze e se curasse [Parashá Chucát 21:8]. Nossos sábios dizem que não era a cobra que curava, mas o fato de alçarem os olhares para os Céus e rogassem para que Hashem os curasse. Em outras oportunidades a Torá apresenta águas e plantas como agentes curativos.
Então quem é que nos cura, na verdade? Hashem [D-us], os médicos ou os agentes curativos?
Resposta: Os três. Hashem criou os médicos e os agentes curativos, as plantas medicinais e os minerios que curam; deu inteligência ao homem para que desenvolvesse a medicina, pesquisasse e manufaturasse remédios e aparelhos médicos.
Mas é a fé a verdadeira em D-us, no Poder total de Sua cura, incondicional e plena, que age dentro e fora do homem inibindo a doença e trazendo cura.
com base nos ensinamentos de Rabi Nachman de Breslav.
............................................................................................................................................
* Rashi: Rabi Shelomó ben Itschak, viveu na Alsácia no século 12, era vinicultor e figura nos principais comentarios da Torá Escrita e da Torá Oral [Talmud].
Dedicado a Pérets ben Chaia Krakauer, Z"L, meu médico da infância e adultância.
LAST_UPDATED2
 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais