-   -  Saturday 19th of June 2021 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 26 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Home Convidados O que faz que um deserto florescer...e nós?
Adicione no Facebook Adicione no MySpace Siganos no Twitter Veja os videos no Youtube
O que faz que um deserto florescer...e nós? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Sex, 14 de Maio de 2021 18:10
AddThis Social Bookmark Button

O que faz que um deserto florescer...e nós?


Neste Shabat começaremos um novo livro, Bamidbar- "No Deserto", e o passuk de abertura diz que Hashem falou para Moshe -- במדבר סיני באהל מועד – No deserto, na Tenda de Encontro.

A Torah quer nos transmitir aqui não só que Hashem falou com Moshe mas também onde isso aconteceu - no Ohel Moed.

Mas qual é a razão que a Torah menciona que eles estavam no deserto naquele momento?

 



A Guemarah (Talmud) diz que Hashem Criou o mundo todo para que o Povo Judeu aceitasse a Torah. Matan Torah foi o acontecimento mais monumental em toda a História. Por que Hashem nos deu a Torah no deserto? Aparentemente isso deveria ter ocorrido no lugar mais exótico do mundo. E em qual montanha Hashem resolveu dá-la? No Har Sinai, a mais baixa e mais simples de todas as montanhas.

Hashem estava nos ensinando aqui que a maneira de uma pessoa ser capaz de se construir espiritualmente e atingir a grandeza em Torah é através do traço de caráter de humildade. O deserto não tem do que se gabar; o Har Sinai também não. Por isso esses eram os locais mais adequados para se receber a Torah. A Torah está nos dizendo aqui, no primeiro passuk de Bamidbar, a razão pela qual Hashem escolheu Moshe, porque ele se considerava como um deserto, como está dito,   והאיש משה ענו מאד  - Moshe era extremamente humilde."

O Shaareh Kedushah escreve que qualquer um que trabalha sobre si o traço de humildade, merecerá ter a Shechinah residindo com ele assim como Hashem "morava" com Moshe. Encontramos pessoas que tem tanta ajuda Divina e são amados por todos. Qual é o segredo do seu sucesso? É muito simples, eles possuem uma humildade verdadeira e, como resultado, Hashem lhes dá chen (graça) e Ele os ajuda em todos os seus esforços. A pessoa é naturalmente arrogante mas tem a obrigação de desarraigar essa arrogância. Chazal – Nossos Sábios nos dizem que “Hashem não habitará no mesmo local que um baal gaávah”; Ele só revelará Sua Presença entre os humildes.

O que não faria uma pessoa para obter mais Siyata D'Shmaya – Ajuda dos Céus? Aqui, Chazal estão nos ensinando a maneira de fazê-lo. Temos que reconhecer que não merecemos nenhum respeito ou honra por nada que fazemos ou possuímos. Tudo que temos é um presente de Hashem - dinheiro, sabedoria, talento, carisma. Além disto, alguém abençoado com talentos deve se sentir até mais humilde, pensando que está com um baixo desempenho com tantos presentes que Hashem lhe deu. Ele deve ser humilde, pensando: "O que eu fiz para merecer tanto chessed de Hashem? Se uma pessoa se sentir insultada pela maneira como é tratada por alguma outra pessoa, então ainda está lhe faltando humildade. Se uma pessoa sente que deveria ser mais reconhecida pelas suas conquistas, ainda está lhe faltando humildade. Tornar-se humilde exige muito trabalho mental para a pessoa se convencer de que não tem nada próprio e que tudo lhe é emprestado por Hashem para um propósito. Quanto mais acreditarmos nisso, seremos menos afetados pelo modo como as outras pessoas nos tratam.

O Zohar HaKadosh contou uma história sobre Rav Abba que, uma vez, notou um homem descansando ao pé de uma montanha. Uma cobra gigante se aproximou dele para atacar e, repentinamente, um réptil saiu da montanha e a matou. O homem ali deitado não percebeu o milagre que lhe ocorreu. Depois que ele acordou e foi embora, a saliência sob a qual ele estava descansando, desabou e caiu sobre o local onde ele estava antes. Percebendo que esse homem foi - vezes salvo miraculosamente, Rav Abba se aproximou dele e lhe perguntou qual era o seu segredo para ter tanta Siyata D'Shmaya. O homem respondeu que, em toda a sua vida, sempre que alguém o machucava de algum modo, ele sempre perdoava essa pessoa, não somente externamente mas até mesmo em seu coração. Ele fazia de tudo para ajudar essa pessoa, aquela que o havia insultado, da melhor forma que podia. Quando Rav Abba ouviu aquelas palavras, disse:
"Uau, como são grandes os atos dessa pessoa. É apropriado que Hashem esteja fazendo milagres para ela."

Se esforçamos para crescer nesta área e pedirmos para Hashem Siyata D'Shmaya para nos ajudar, então Beezrat Hashem, poderemos atingir niveis elevados de humildade e Torah.

 


-- Rav David Ashear
LAST_UPDATED2
 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais