-   -  Saturday 31st of July 2021 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 24 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Home Convidados As causas espirituais da Pandeshéker.
Adicione no Facebook Adicione no MySpace Siganos no Twitter Veja os videos no Youtube
As causas espirituais da Pandeshéker. PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Ter, 22 de Junho de 2021 11:55
AddThis Social Bookmark Button

Conhecendo as Causas que não Causam


A Torah nos ensina que, se uma pessoa matar alguém por acidente, ela deve exilar-se para uma das cidades de refúgio e permanecer lá até a morte do Kohen Gadol, o Sumo Sacerdote. Durante a vida de cada Kohen Gadol, é possível que dezenas de acidentes aconteceriam e várias pessoas tivessem que ser exiladas. A dúvida que paira é: já que foram exilados em momentos diferentes, mas todos voltam do exílio ao mesmo tempo, não parece estarem recebendo sentenças iguais. Se uma pessoa fora exilada quando o Cohen Gadol tinha 50 anos, e outra quando ele tinha 85, e o Kohen falecera aos 90 anos,ocorreria que um homem estaria no exílio por 40 anos, enquanto o outro apenas alguns anos. Não parece justo.

 

O Rav Menashe Reizman citou a Ohr HaChaim, em Parashat Mishpatim, que responde a esta pergunta com base nos comentários dos Nossos Sábios sobre o passuk "והאלוקים אינה לידו", que nos relata que Hashem causou os assassinatos acidentais.  Quando uma pessoa morre acidentalmente na frente de testemunhas, é porque ela já matou outrora outra pessoa por acidente mas não havia testemunhas, e assim ele nunca sofrera as consequências disto. Então, quando chega a hora de uma pessoa deixar este mundo, Hashem causa isso por meio de um assassinato “acidental” através daquele indivíduo, que desta vez precisava ser presenciado diante de testemunhas para cumprir assim a sua sentença. Hashem sabe o quanto cada pessoa lamenta pelo que fez anteriormente.

Hashem sabe quanta Teshuvah essa pessoa fez e exatamente quanto tempo ela mereceu estar no exílio por aquele ato anterior de descuido.  Para uma pessoa, pode ser 21 anos, 4 meses, 2 semanas, 6 dias e 23 horas e meia; mas para outra, poderia ser apenas um mês, 6 dias, 12 horas e 4 minutos. E assim Hashem garantiu que, cada vez que houvesse um acidente fatal que acontecesse na frente de testemunhas, ocorresse no momento preciso, dependendo de quanto tempo aquele assassino acidental precisasse ficar no exílio.

O Meshech Chochma acrescenta em Bamidbar 35:25, até mesmo a nomeação do Kohen Gadol dependia de quanto tempo os assassinos acidentais precisariam ficar no exílio, durante seu mandato. Embora para a pessoa comum parecesse que Kohen Gadol fora nomeado pelo Sanhedrin (tribunal Rabínico) de acordo com o qual acreditavam ser o melhor para ocupar a posição, na verdade, era Hashem colocando os pensamentos em suas mentes sobre quem escolher, com base em quanto tempo ele iria viver, com base nos cálculos de quanto tempo cada assassino precisava ficar no exílio durante sua gestão, entre outros cálculos infinitos.

O que nos parece ser uma causa natural de eventos é enganador. Causas não provocam acontecimentos; ao contrário, Hashem determina os resultados e, então, traz as causas para realizá-los. Precisamos reforçar constantemente nossa Emunah de que tudo o que acontece neste mundo é cuidadosamente determinado, com base na maneira como cada indivíduo precisa ser afetado por isso.

O Rav Reizman apontou que esta praga de Coronavirus afetou milhões de mudanças no mundo em geral. Muitas pessoas morreram, D-us nos livre. Muitas pessoas perderam sua fonte de sustento. Muitas pessoas fizeram casamentos mais simples para seus filhos, com quase nenhum convidado presente.  Podemos pensar que por causa do Corona, todas essas coisas aconteceram. D-us nos livre de pensar dessa maneira! Na verdade Hashem queria que milhões de mudanças no mundo acontecessem e já que havia chegado a hora de muitas pessoas deixarem o mundo e muitas pessoas perderem seu sustento, Ele enviou este vírus para fazer tudo acontecer.  

As pessoas não morreram por causa do Corona. A hora da morte havia chegado para elas e Hashem usou o vírus para provocá-la. Na verdade, em 2020, houve menos mortes em Israel do que no ano anterior. Como pode ser? Aparentemente, todas as habituais causas de morte, incluindo problemas de saúde, estavam presentes, assim como esta praga adicional. A resposta é: não são as causas que causam a morte, é Hashem. Às vezes Ele faz isso com inúmeros mensageiros diferentes e às vezes, Ele usa o mesmo mensageiro repetidamente.

Quem se casou este ano sem o grande casamento com que sempre sonhou, não deve pensar que aconteceu por causa das circunstâncias. Quando Hashem criou o mundo, Ele sabia quando cada casamento aconteceria e que tipo de casamento cada casal deveria ter. Parte deste cálculo foi que os casais que se casaram nestes anos de pandemia precisavam ter casamentos menores para seu benefício.

Estamos sempre nas mãos de Hashem, aconteça o que acontecer conosco. Se reconhecermos e passarmos por isso com Emunah, viveremos com mais tranquilidade e seremos recompensados ​​por toda a eternidade por pensar da maneira que devemos pensar.


-- Rav David Ashear

Conhece alguém que curtiria esta mensagem? Compartilhe!


O material deste e-mail é propriedade de Living Emunah e não pode ser postado em outros sites.

LAST_UPDATED2
 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais