-   -  Saturday 19th of June 2021 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 19 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Parashá Vaietzê PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Sáb, 06 de Dezembro de 2008 23:33
AddThis Social Bookmark Button

O SIGNIFICADO DOS SONHOS NO JUDAÍSMO

 

Na parashá Vaietzê, Yaakov sonhou com uma escada fincada na Terra, cujo topo chegava até o Céu. Nela haviam Anjos que subiam e desciam.Como pode ser que os Anjos primeiro subiam e depois desciam? Se os Anjos vem do Céu, eles tinham primeiro que descer e só depois subir, confere?

Veja o comentário do rav Yaakov Kuli, autor de Meam Loez (Antologia da Torá):

Quando Yaakov viajava de Israel para Haran e se aproximava da região de Sodoma, os mesmos Anjos viram como se um Sol se aproximasse deles e disseram:

- Lá vem o Sol! Lá vem o Sol! - (tamanha era a luz que Yaakov irradiava).

Como recompensa, Hashem os trouxe de volta para o Céu.

E quem eram os Anjos que desciam?

De acordo com o Meam Loez, foram Anjos que quiseram matar Yaakov, porque ele tinha o mesmo rosto que a figura humana que fica no plano da Merkavá (A Carruagem Celestial).

Por isso Hashem os ordenou descer até a Terra e acompanhar Yaakov a Chutz la Aretz (fora de Israel) ao invés de matá-lo, e protegê-lo, até ele se tornar o pai da nação de Israel.

A Torá explica que quando uma pessoa deixa Israel, seus Anjos da Guarda sobem para o Céu e outra guarda de Anjos passam a acompanhar a pessoa, porque o grau espiritual da pessoa muda quando entra em ou deixa Israel.

Quando for a Israel e o avião entra no espaço aéreo da Terra Santa você se sentir diferente, poderá estar sentindo os seus Anjos da Guarda subindo e descendo. Viu que bonito?

Este artigo é dedicado à memória de Rav Yaakov Kuli, autor da Antologia da Torá MEAM LOÊZ.

*  *  *  *

SONHO MEU... SONHO MEU...

O Brasil é um país onde a comida de Chanucá (sonho) combina com a parashá desta semana (o sonho de Jacó) e da semana de Chanucá (sonho de Yossêf).

Em Chanucá a gente come comidas fritas em óleo para lembrar do Nes (milagre) no Beit HaMikdash (Templo), quando o óleo que duraria um dia... durou oito dias.

Daí a gente come um pão doce frito e recheado que se chama Sufganiá em Hebraico e Donuts em Inglês. Em Português a gente chama esse doce de Sonho.

O Sonho feito no Brasil é muito gostoso porque tem creme de baunilha dentro. Já os gringos e em Israel eles recheiam com uma geléia gosmenta que quando a gente dá a primeira dentada espirra na camisa junto ao mar de açucar confeito que eles põe em cima, que é para ajudar a geléia a grudar melhor na roupa da pessoa.

Em Chanucá o TROPICASHER promove a festa Chanucaliente, com comidas Chanuquenses típicas da América do Sul.  Aguarde a informação do local deste ano. Já vamos adiantando: dica para o Chanucaliente deste ano: Acarajé de vursht e no seu toca CD: O FUNK DO FARAÓ!

Feliz Chanucá !!!!!!!!!

Paulinho Rosenbaum

 

 

* Os Anjos que subiam foram os enviados para destruir Sodoma e Gomorra, que haviam sido punidos por Hashem  com 118 anos de desterro na Terra, por terem dito a Lot que eles iam destruir a cidade, sem que HaShem os ordenasse a dizê-lo.

 

LAST_UPDATED2
 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais