-   -  Saturday 19th of June 2021 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 19 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Home Porções da Semana Bereshit (Gênesis) Parashá desta Semana: TOLDOT - A voz é de Yaacov mas as mãos são de Essáv
Adicione no Facebook Adicione no MySpace Siganos no Twitter Veja os videos no Youtube
Parashá desta Semana: TOLDOT - A voz é de Yaacov mas as mãos são de Essáv PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Dom, 30 de Novembro de 2008 00:38
AddThis Social Bookmark Button

TOLDOT - A voz é de Yaacov mas as mãos são de Essáv

A história é conhecida: Itschák (Isaac), o segundo dos patriarcas, pede ao filho maior Essav que prepare um rangoso legal, para abençoá-lo com a liderança do povo de Israel.

Sua esposa Rivka sabia que o filho Essav vendera ao irmão Yaacov a sua progenitura por um mingau de lentilhas e preparou um contra-golpe certeiro, fazendo Yaacov adentrar a tenda de Itschák disfarçado de Essav para servir o pai como ele pedia e receber as concomitantes bençãos - que lhe pertenciam de fato!

 

A Torá conta que Itschák chamou Yaacov mais perto e tateou-lhe o braço. O pessoal diz que foi aí que ele desconfiou que aquele não era Essav.

Mas não foi bem assim. O que aconteceu foi que Yaacov pediu com educação para Itschak servir-se da comida e disse que veio em busca de D-us.

Essav nunca pediu nada com bons modos a Itschák e nem falava de D-us. Foi isso que fez Itschak ficar com a pulga atrás dos peyes.

Itschák entendeu, que para Yaakov ter sucesso na sua empreitada histórica, talvez precisasse ter as mãos de Essav, poderosas em manusear a natureza.

Mesmo assim, ainda que nós, judeus, tivéssemos - às vezes - que arregaçar as mangas e sair para a guerra, para o cultivo da terra, para adquirir bens materiais e de subsistencia, nossa voz foi sempre a voz de Yaacov: refinada, crente, bondosa e educada.

O TROPICASHER, humildemente e com a permissão do leitor, gostaria de ser como se fosse uma voz verde- amarela de Yaacov.  Por isso conclamamos toda a nação Tupinikosher a participar ativamente do nosso Judaismo e do Judaismo mundial.


Vem aí o mês de KISLEV, que em Hebraico orma os fonemas KIS (bôlso) e LEV (coração). Que ótima oportunidade para dar vazão a nosso Lev, sempre de acordo com o nosso Kis!

Durante este mês abra mais seu Lev e seu Kis, prestigiando nossa entidade: precisamos cada vez mais do seu apoio para melhorar nosso atendimento ao grande publico e ajudar a fazer um Mundo Feliz!

Nossos votos que Hashem te dê muita saúde e aumente o seu KIS, pela sua prova de muito bom LEV!  Obrigado e Feliz Chanucá, a Festa das Luzes!

 

LAST_UPDATED2
 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais