-   -  Tuesday 22nd of June 2021 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 17 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Home Porções da Semana Shemot (Êxodo) Parashá: BÓ - Faraó, Faraó, de você não tenho dó!!!
Adicione no Facebook Adicione no MySpace Siganos no Twitter Veja os videos no Youtube
Parashá: BÓ - Faraó, Faraó, de você não tenho dó!!! PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Dom, 25 de Janeiro de 2009 00:23
AddThis Social Bookmark Button

Durante 210 anos, dos 400 que Hashem havia dito a Abrahão, os egípcios fizeram os judeus comerem a matsá que o faraó não amassou.

O faraó foi um ingrato, haja visto que Yossef, filho de Jacob, salvou seu reino da penúria. Mas ninguém mexe com quem está quieto sem levar o troco.

O bisneto de Jacob - Moisés - vem chegando numa cestinha lá no Rio do faraó, para aplicar-lhe uma tremenda rasteira em 10 lances consecutivos, tirando TODO o povo judeu do Egito de uma vez só!

[Ouça o resumo desta saga no "Funk do Faraó"!]

 

Como nesta parashá Hashem envia ao Faraó as três ultimas e derradeiras pragas, ninguém melhor que alguém de Praga para esmiuçar o fato: O Maharal de Praga!

Pois bem: as três ultimas pragas que Hashem largou encima do Faraó foram estas:

Gafanhotos: não sobrou nada para comer em todo o Egito.

Escuridão: três dias de breu total para os Egípcios e de luz para os Judeus.

Morte dos Primogênitos: nenhuma casa egípcia escapou; se não tivesse mais primogênitos, morria o segundo na fila e assim por diante.

* O Maharal de Praga nos explica que a praga da escuridão veio logo depois do Faraó se desculpar com Moshé e com Hashem após os gafanhotos dizimarem o Egito... mas ele voltou a proibir os judeus de deixarem o país. Ou seja, escureceu tudo na mente e no coração do Faraó.

Para o Maharal, escuridão indica a falta daquilo que existe, mas que não podemos ver. No escuro, os objetos ainda estão aqui, mas se não os vimos antes ou não pudermos tocá-los, jamais diremos que estes objetos existem.  Assim, os egípcios não puderam ver e nem tocar em objeto algum.

Mas os judeus... podiam ver e localizar nas casas dos egípcios o ouro e prata que nos pertenciam e que seriam requisitados mais adiante, durante o Êxodo.

A escuridão cai sobre o Egito como decorrência da insistência do Faraó em não ver a Mão de Hashem. Insistência igual ou pior que a dos inimigos de Israel de hoje.

Hashem está guiando o povo de Israel novamente à sua terra depois de 2000 anos.

Ahmenijad do Irã e o Hamas seguem o mesmo trajeto do faraaó e, penosamente, terão o mesmo fim. Por culpa deles mesmos. Porque na ânsia do poder... escolheram a nação errada para tomar proveito.

Assim como o faraó, os babilônios, os persas de outrora, gregos, romanos, inquisição, czares, comunismo, nazismo, arafat, sadam hussein e demais fascínoras de plantão, o lider do Irá e o Hamas também vão descer do palco da História da humanidade. Mas Israel vai ficar. A Torá prometeu!

À VENDA NA LIVRARIA SÊFER

E NO CIRCUITO LIVRARIA CULTURA

*

 


LAST_UPDATED2
 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais