-   -  Tuesday 22nd of June 2021 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 17 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Home Porções da Semana Shemot (Êxodo) Ki Tissá - O pecado do bezerro de ouro
Adicione no Facebook Adicione no MySpace Siganos no Twitter Veja os videos no Youtube
Ki Tissá - O pecado do bezerro de ouro PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Dom, 08 de Março de 2009 03:15
AddThis Social Bookmark Button

 

O Talmud diz que tem 3 coisas que D-us não dá de Mão beijada:

  1. Torá - onde estão os conhecimentos dos segredos do Universo e da Vida
  2. Eretz Israel - a morada espiritual de Deus no mundo material
  3. Olam habá - o Mundo Vindouro, que se adquire somente através das Mitsvót

Se alguém te aparecer oferecendo algumas dessas 3 coisas na faixa, no fiado, só com acreditando que esta ou aquela pessoa te põe no Céu na buenacha - pinica na hora!

Mas quando você vê como custou ao povo judeu observar a Torá, mesmo com o preço da comida casher mais elevado, com tantas atrações sedutoras no mundo não judaico, com tanto anti-semitismo, com tanta seita chulé tentando converter judeus - se travestindo de judeus messiânicos - ou balela semelhante, então podes crer nos caminhos da Torá.

O pecado de acreditar no bezerro de ouro não foi tanto por ser um idolo sem valor - pois poderíamos dar esse "desconto" a um povo que havia passado gerações numa terra como o Egito - mas pelo fato de não terem tido a paciencia necessária à pessoa de fé, dando a Moisés o tempo requerido para trazer a Tórá do Sinai ao povo judeu. O mesmo se dá com relação a Israel, quando queremos que tudo por lá dê super certo sem que façamos esforço algum e logo saímos culpando a terra ou o povo que está nela pelas coisas não serem da exata forma que gostaríamos que fosse. Do Mundo Vindouro então nem se fala: como queremos te uma vida eterna boa e uma alma iluminada, sem que nos esforcemos para isso?

Quando você vê com quanta dificuldade o mundo aceita o Estado de Israel e Jerusalém como sua capital -  única terra do mundo com um registro histórico tão antigo e reconhecido por todas as religiões - podes crer daí que Israel é nosso.

Quando vê com que dificuldade se cumpre o Shabat, as festas, quanto temos que declinar para comer somente comida casher, levantar mais cedo para rezar, quando seria mais fácil acreditar num suposto ídolo para ganhar o beneficio da eternidade, então pode crer que a Torá é Verdade Divina e incontestável.

Tudo o que vem muito fácil gera dúvida.

 

 

PRINCIPIOS DA FÉ JUDAICA

A Torá diz: "comerás o pão com o suor do teu rosto".

Daí o Shulchan Aruch (código de conduta judaica) nos ensina que devemos fazer um pouco de exercício antes de comer, para melhorar a digestão. Não é bom comer quando não temos fome ou sede (Maimonides) e não devemos dormir de barriga vazia ou totalmente saciados, mas após uma leve refeição, uma fruta ou bolachinha. É ruim ficar se segurando para ir ao banheiro pois isso faz com que nosso organismo absorva novamente as toxinas que quer eliminar. Devemos sempre ir ao WC imediatamente.

 

LAST_UPDATED2
 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais