-   -  Saturday 19th of June 2021 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 26 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Metsorá PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Dom, 19 de Abril de 2009 01:09
AddThis Social Bookmark Button

LASHONAROL LAVA SUA ALMA MAIS BRANCO!

A parashá METSORÁ fala das doenças que afligem a pele da pessoa que difama o próximo.

METSORÁ lembra MOTSI SHEM (difamar em Hebraico).

 

A difamação é tão perigosa, que além de ferir o próximo, deixa um rastro de destruição inconsolável, porque não sabemos aonde isso vai chegar.

Como no caso dos e-mails, dos quais não temos controle de quem reenvia, por isto precisamos parar para pensar o que escrevemos, pois jamais teremos controle total da extensão dos nossos atos.

Nesta parashá a Torá ensina que a pessoa que contraiu a lepra do tipo Metsorá deve se afastar do acampamento por alguns dias, até que a lepra desapareça.

Isto tem um efeito moral muito interessante na pessoa: estando sozinha, sentirá a falta da sociedade e refletirá nos erros cometidos, desejando repará-los para voltar a viver com a comunidade.

Como fazer então, para não cair neste pecado tão freqüente?

O Talmud ensina: "Não se apoie somente em seu discernimento".

Por isso estudamos a Torá, escutamos nossos Tsadikim e rezamos a Hashem para que nos ajude na vida e na nossa tarefa de nos aperfeiçoar moralmente.

Muitos dos conselhos dos nossos sábios exigem autoanulação, freamento dos sentidos e paixões, resfriamento dos impulsos e uma dose muito grande de Messirút Nefesh (auto-sacrifício), produto nem sempre propalado pela sociedade ocidental, ávida por fazer o homem consumir cada vez mais, necessitando para isto atiçar seus instintos, paixões e vaidade, ao invés de cerceá-los.

Mas se estamos no caminho certo, não devemos nos preocupar se não nos aplaudem ou nos desencorajam ao estudarmos Torá e cumprirmos mitsvót, principalmente quando o fazemos em público.

Se agirmos assim o sucesso está garantido e Hashem estará sempre nos apoiando!

ESTE TROPICASHER É DEDICADO À REFUÁ SHELEMÁ DE MEU PAI, REB IECHIEL MENDEL SHELITA.

 

LAST_UPDATED2
 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais