-   -  Tuesday 22nd of June 2021 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 29 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
BECHUKOTAI PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Seg, 11 de Maio de 2009 01:12
AddThis Social Bookmark Button

O QUE É CERTO, SERVIRMOS HASHEM OU ELE NOS SERVIR?

Outro dia escutei um papanatas dizer que a pessoa pode escolher entre ir na praia ou ir na sua Sinagoga no Shabat.  Nada de mais, se ele não tivesse se apresentado como rabino.

O prezado fundou uma linha nova no Judaísmo, que reverte o quadro da Criação.

Ao invés de Hashem ter criado o mundo em seis dias e parado no sétimo, a gente cria o bem entendemos em seis linhas e para de dizer bobagem na sétima.

Tem muito templo e culto por aí oferecendo curas mirabolantes para todos os males, muito dinheiro, amor e sucesso... tão somente comprando o livrinho deles ou declamando abobrinhas esotéricas ridículas que eles inventaram.

Na Torá a coisa não funciona assim, muito pelo contrário.

Hashem criou o mundo com todas as provisões materiais e espirituais para todas as criaturas durante todas as suas vidas, nos minimos detalhes e tudo já está previsto no Plano da Criação.

O que faz com que recebamos ou não uma benção ou um favor de Hashem é nossa escolha entre cumprir as suas Mitsvót ou não.

Hashem não passa cheque sem fundo nem assina promissória fantasma.

Nest parashá Hashem promete que se andarmos conforme os Seus estatutos teremos abundância material, espiritual, emocional e assentaremos a Terra de Israel em segurança total. Sem nenhum povo fuinha tentando nos aniquilar.

- Seu Tropicasher, eu tenho um amigo em Israel que andou conforme os estatutos e agora está tutto brabo.

Afável leitor, veja o que diz o Talmud sobre seu pícaro comentário: "Não temos como saber porque os justos sofrem e porque os maus prosperam".

As vezes esta pessoa falhou em algum estatuto onde estava justamente o teste que Hashem preparou para dar-lhe todas as bençãos que merecia.

Mas o mais provavel é que esta pessoa dependa de nós andarmos na linha da Torá para que tivesse sucesso na vida.

As mitsvót do povo judeu são na maioria coletivas.

Um judeu é responsável pelo outro.

Hashem não nos deve nada, nem mesmo a vida que temos.

Tudo é puro presente Divino.

Quando a Torá nos avisa as calamidades que vem por aí se fizermos Hashem á nossa imagem ao invés de ser o contrário, a resposta não é ficarmos zangados e inventarmos nossas proprias leis de relacionamento com Hashem, mas fazermos o que Ele quer, se quisermos as brachót prometidas na começo desta parashá.

Note que Hashem começa a parashá prometendo só com coisa boa, quando a inercia humana é primeiro tomar, depois dar.

Por isto temos de tomar muito cuidado quando isentamos as pessoas de fazer esta ou aquela mitsvá para parecermos moderninhos aos olhos das massas, pois podemos estar minando nossas proprias bençáos.

 

LAST_UPDATED2
 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais