-   -  Saturday 19th of June 2021 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 31 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Haazinu PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Dom, 13 de Setembro de 2009 05:37
AddThis Social Bookmark Button

ESCUTA, QUE EU TE FALO 

Hoje tem muito programa religioso na TV, para ver se contra-balanceia um pouco com a porcalhada que infesta a telinha. Hashem dotou o homem de inteligência, ciencia, fé e LIVRE ARBÍTRIO. A base da intercomunicacao Céu-terra está nesta parashá:

Moshê rabeinu avisa aos Céus que sua missão na Terra está por terminar e que o povo de Israel terá que se virar sozinho daqui por diante, mesmo porque os lideres seguintes também terão uma missão findável.

Assim então, Moshê rabeinu abre seu derradeiro discurso poema:                               

Haazinu hashamaim va adabera aretz - "Escutem Ceus, o que direi para a terra".

Moshê pede aos Céus para que testemunhem as profecias sobre o que acontecerá aos judeus atá a era de Mashiach, principalmente quando estes não derem ouvidos às lideranças e escutarem deuses estranhos.

Isto também pode ser interpretado como um imperativo: "Escutem os Céus, e a Terra lhes dirá o que fazer."

Ou seja, se escutarmos as mensagens que Hashem está constantemente nos enviando, teremos sólida consciencia de como proceder para que tenhamos pleno proveito da nossa passagem pela Terra.

- Seu Tropicasher, como saberei se a mensagem é verdadeiramente de Hashem ou mais uma trucagem dos patrocinadores teleglobais? Preciso de uma dica para não trocar os olhos pelos ouvidos.

- Muito bem colocado, afável leitor. Veja como escutar o chofar em Rosh Hashaná fez-lhe bem aos tímpanos.

Nossos rabinos afirmam que as vidas e acontecimentos de todos os seres humanos estão relatados na Torá, por isto os Tsadikim (justos) e Neviim (profetas) conseguem nos alertar e estimular nossa Teshuvá.

Na própria Shirá (poema) Haazinu estão contidos os nomes de todas as almas.

Vasculhei para ver se encontrava meu nome em Portugues e encontrei-o:

Hatsur tamim paolo ki col drachav mishpat - "O Rochedo (uma forma de chamar Hashem) é integro e todos os seus caminhos sao justos".

Ainda nao encontrei "Tropicasher" na Torá, mas a mensagem continua: temos de fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que possamos compreender mais uma passagem de Torá, aprender nossa missão na Terra de maneira clara, vivaz e que alcance os nossos ouvidos, penetrando assim nos nossos corações.

Do jeito que a coisa vai, talvez ainda tenhamos um Tropicasher na TV só para animar ainda mais essa onda!

Gmar Chatimá TV, digo, Gmar Chatimá Tová!    

Paulinho Rosenbaum 

Este Tropicasher e dedicado à memória dos cidadãos israelenses inocentes que morreram vítimas do ódio gratuito árabe-palestino, o que talvez não teria acontecido sem a ajuda dos noticiosos da TV.

 


 

LAST_UPDATED2
 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais