-   -  Tuesday 22nd of June 2021 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 25 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Home Galeria dos Tsadikim Rabino Isaac Aboab da Fonseca
Adicione no Facebook Adicione no MySpace Siganos no Twitter Veja os videos no Youtube
Rabino Isaac Aboab da Fonseca PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Qua, 01 de Fevereiro de 2012 00:28
AddThis Social Bookmark Button

Primeiro Grão-Rabino Português a desembarcar no Brasil.

Nasceu em Castro Daire, Portugal, mas a sua educação, a partir dos sete anos, foi feita na Holanda, tendo Uriel Costa como mestre. Escreveu em castelhano e em hebraico.

Rabino e escritor português. É o primeiro religioso de origem judaica a chegar ao Brasil. Isaac Aboab da Fonseca (1605-1693) nasce em Castro Daire e, ainda criança, é levado para a Holanda.

Nesse período, a Inquisição tem grande poder em Portugal, e milhares de famílias de judeus portugueses são expulsas do país.

A Coroa holandesa, que atuava na vanguarda do movimento de reforma do catolicismo, adota a política de acolher perseguidos religiosos de várias partes da Europa. A maioria dos judeus emigrantes que se estabelece no país vive na penúria.

Com a tomada do Recife pela Holanda, esses grupos são atraídos pela oportunidade de progredir na mais rica capitania portuguesa da época, e navios fretados por judeus passam a chegar quase todo mês no Recife.

Para chefiar essa comunidade judaica, em crescimento acelerado no Recife, é enviado ao Brasil em 1642 o rabino Fonseca, que passa a ser o primeiro religioso judeu das Américas.

Nessa condição se torna o primeiro escritor de textos literários em hebraico do Novo Mundo, ao redigir três orações em que relata o sofrimento e as provações por que já passara o povo judeu.

Em 1654, com a retomada da cidade pelos portugueses e a hostilidade para com os judeus, por causa da intolerância religiosa que existiu em algumas épocas em Portugal, o rabino retorna a Amsterdão para reencontrar sua família.

Trabalha como diretor da Academia Religiosa e participa do tribunal que excomunga o filósofo Benedito Spinoza, em 1656. Escreve várias obras em castelhano e em hebraico. Também conhecido pelo apelido São João de Luz, morre em Amsterdão, aos 88 anos. Iehi zichró Baruch - Abençoada seja sua memória.  

Fonte: wikipedia.

 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais