-   -  Tuesday 22nd of June 2021 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 15 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Home Galeria dos Tsadikim Aharon HaCohen (o sumo sacerdote) - yurzeit 1 de Av
Adicione no Facebook Adicione no MySpace Siganos no Twitter Veja os videos no Youtube
Aharon HaCohen (o sumo sacerdote) - yurzeit 1 de Av PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Seg, 28 de Julho de 2014 02:58
AddThis Social Bookmark Button

Nascimento: Egito, 1406 aEC. Morte: Hor HaHar, 1283 aEC, dia Primeiro de Av.

Profeta, irmão de Moshe (Moisés) e Miriam, a profetisa, primeiro Cohen Gadol (Sumo Sacerdote). Sefirá de Hod.

O Arizal diz que Aharon HaCohen, foi Haran (irmão de Avraham Avinu), em sua vida anterior. Haran (mesmas letras que Aharon, sem a Alef) teve que corrigir um elemento de adoração de ídolos cometido por Adão, mas ele falhou.

Como Aharon ele também deveria ter sacrificado sua vida, como Chur ben Miriam fez, a fim de impedir o pecado do "Bezerro de Ouro" de acontecer, a fim de fazer uma correção sobre a adoração de ídolos.

Equivocadamente, pensou que a morte de Chur causou isso. (Shaar Haguilgulim p. 95, 114)

Apesar de todas as suas intenções haviam sido puras, tentando apenas adiar o Erev Rav (Multidão Mista) o tempo suficiente para dar Moshe uma chance de voltar para o acampamento e restaurar a ordem, Aharon foi punido pelo seu erro, a perder todos os seus quatro filhos. Moshe orou por ele e conseguiu salvar dois deles, Eleazar e Itamar.

 

 

Aharon mais tarde reencarnou como Yaabetz HaShofet (outro nome para Otniel ben Quenaz), voltou novamente como Tula ben Puah HaShofet, reencarnou novamente em Shmuel HaNavi (Samuel, o Profeta), reencarnado novamente em Aviyah filho do rei Yerovam, reencarnado novamente em Uriah HaKohen (que foi morto por Yehoyakim, e por isso foi perdoado por ter de ser morto no incidente do Bezerro de Ouro) e reencarnour novamente em Zacarias HaNavie. (Tudo isto está no Livro das Reencarnações, do Arizal, Shaar HaGilgulim, Hakdama 33)

A esposa de Aharon Elisheva, posteriormente, reencarnou como Batsheva, a alma gêmea do rei Davi.(Kitvei HaAri - Shaar HaPsukim, Shmuel II)

Três bons líderes surgiram para Israel: Moisés, Aharon e Miram (Talmud, Ta'anit 9a).

Havia setenta pequenos tribunais sobre o qual foi nomeado Aharon (Zohar 03:20:01).

O mérito de Moisés e Aharon foi suficiente para redimir Israel (Shemot Rabá 15:03).

Nem todos são respondidas quando caem em seus rostos em oração, e nem todos quando rasgam suas vestes, mas Moisés e Arão foram correspondidos quando caíram sobre os seus rostos, (Números 14:05), enquanto Josué e Calebe foram correspondidos quando rasgaram as suas vestes (Talmud, Ta'anit 14b).

Ele amava a paz e a perseguiu, amava as pessoas e as aproximava da Torá (Avot 1:12).

Aharon nunca disse para um homem ou uma mulher, "Você pecou".

Moisés, porém, repreendeu-os (Sifra Shemini 1).

Quando Aharon seguia caminho e uma pessoa má o encontrava, Aaron o cumprimentava.

No dia seguinte, o homem queria cometer um pecado, mas pensava:

"Ai é para mim! Como poderei erguer meus olhos depois e olhar para Aharon? Estou envergonhado diante dele, pois ele me cumprimentou" (Avot d 'Rabbi Natan 12:3).

Quando duas pessoas brigavam Aharon entrava e sentava-se com um deles e dizia: "Meu filho, saiba que seu amigo disse: 'Tenho vergonha diante dele, porque pequei contra ele.'"Aaron sentava-se com ele até que ele tinha dissipado o mal-estar do seu coração.

Então Aaron ia sentar-se com o outro e dizer a ele: "Sei que o seu amigo está dizendo: 'Ai de para mim! Como posso levantar os olhos e olhar para o meu amigo? Estou envergonhado diante dele, porque eu pequei contra ele '. "Aharon sentava-se com ele até que ele tinha dissipado o mal-estar do seu coração. Quando os dois amigos mais tarde se encontravam, eles se abraçaram em paz (ibid. 12:3).

Havia milhares de Israel que foram chamados pelo nome de Aharon, pois se não fosse por Aharon, não teriam vindo ao mundo.

Aharon fazia a paz entre marido e mulher, para que eles se unissem, por isso davam o nome de Aharon à criança que nascia depois disso (ibid. 12:3).

Para quem era ignorante ele ensinou Kriat Shema e a oração, e para quem não podia estudar Torá ensinava Torá (Tanna d'Bei Eliyahu Rabbah, ed. Meir Ish Shalom).

Quando Moisés falava, Aharon dobrava a orelha para ouvir com temor, e considerava-o como se ouviu diretamente do Santo, Bendito seja Ele (Mechilta Bo 3).

Em um ano, morreram três justos, Moshe, Aharon e Miriam.

Três presentes preciosos que tinham sido dados por eles foram cancelados: o Maná, pelo mérito de Moshe, a Coluna de Nuvem, pelo mérito de Aharon, e o poço, pelo mérito de Miriam. Todos estes presentes foram retirados no mesmo mês (Sifri Devarim 305).

Que o mérito do Tsadik  Aharon HaCohen proteja a todos nós, amém.

Fonte: Lista RabbiShimon.com-Tzadikim

E-mail Comentários e sugestões para: zion@rabbiShimon.com

LAST_UPDATED2
 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais