-   -  Saturday 19th of June 2021 -  www.kaluach.org

Quem esta on-line

Nós temos 22 visitantes online

Facebook Friends

Connect with Facebook
Home Rabino Virtual O que é um Bar Mitsvá?
Adicione no Facebook Adicione no MySpace Siganos no Twitter Veja os videos no Youtube
O que é um Bar Mitsvá? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Paulinho Rosenbaum   
Qua, 19 de Maio de 2021 18:30
AddThis Social Bookmark Button
Tema:
Maioridade espiritual.

Para compreender melhor: o rapaz não “faz”, mas se torna um Bar Mitsvá automaticamente, aos treze anos de idade (com ou sem festa e demais rituais), assim como uma moça na idade de doze anos se torna uma Bat Mitsvá.

O termo Bar ou Bat em hebraico indica posse ou capacidade de, ou em casos como este "filho" ou "filha" de..

  • Exemplos: Bar Dáat – pessoa capaz de discernir entre as coisas.
  • Bar Mitsvá - pessoa imbuída de cumprir os mandamentos da Torá.

Propaganda da empresa aérea de Israel

Antes disso, seus mandamentos pertencem aos pais, tanto aquilo que a criança faz de bom quanto o contrário. Vai daí o valor extremo que os judeus dão a uma boa educação para os filhos.

No dia em que faz 13 anos para o menino e 12 para a menina, os Mandamentos de Hashem (D-us) começam a contabilizar para si e não mais para os pais.

Por isso, a fim de celebrar e manifestar essa maioridade espiritual, é costume fazer uma festa assim que o rapaz coloca o seu par de Tefilin e sobe à Torá por primeira vez. Em geral, a celebração do Tefilin dá-se numa quinta e a subida à Torá sem o Tefilin no Shabat subsequente.

É possível celebrar o Bar Mitsvá num Rosh Chodesh (veja adiante) ou de outras festividades judaicas como o Pêssach, Sucót, Chanucá etc., quando há leitura da Torá no mesmo dia.

Se o rapaz se torna Bar Mitsvá num dia em que não lemos na Torá, pode e até deve-se fazer algum tipo de celebração já neste dia, embora isso não seja obrigatório.

Há um indício na Torá de que o patriarca Abrahão tenha sido o primeiro a fazer uma celebração de Bar Mitsvá para o filho: “E foi que o menino Isaque cresceu e se emancipou, então Abrahão fez um grande banquete naquele dia (Bereshit — Genesis 21:8).”

Muitos imigrantes russos tiveram sua festa de Bar Mitsvá quando chegaram a Israel, alguns já casados, com filhos e outros até avós, dada a impossibilidade de fazê-lo na antiga União Soviética.

Contudo, eles já eram Bar Mitsvá desde o dia em que fizeram 13 anos.

 

 

 

Banners

Banner


Guper, website, sistemas web e mídias sociais